Rua Ewaldo Carneiro de Paula, 421
São Marcos - São José dos Pinhais / PR
(41) 3556-1166
CPFL vai instalar aquecedores
Fonte ACME Solar - 31/01/2011 - 11h38min Imprimir
CPFL vai instalar aquecedores

A CPFL, em parceria com a Prefeitura de Bauru e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vai instalar aquecedores solar no Núcleo Habitacional Bauru H. De acordo com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), a iniciativa faz parte do Programa Eficiência Energética e engloba contrapartidas da empresa de energia por conta dos investimentos de iluminação pública feitas pelo município.

A instalação dos equipamentos começará no dia 21 de fevereiro. Outra iniciativa dentro do programa, a regularização de instalação elétrica, troca de chuveiros, geladeiras e lâmpadas em residências da periferia da cidade, teve início no ano passado e já atingiu 60% da programação prevista.

Rodrigo ressalta que o Executivo já viabilizou a sua parte no programa. “Do ponto de vista da prefeitura está tudo pronto, tudo já foi regularizado. Agora, a CPFL vai agendar o início da instalação”, afirma. O prefeito explica que o projeto faz parte de uma parceria entre o município, CHDU - que construiu o núcleo habitacional – e a CPFL. “Hoje Bauru é uma das cidades que mais investe em iluminação pública. Dessa forma, negociamos com a empresa uma série de contrapartidas”, informa Rodrigo.

O gerente de contas de poder público da CPFL, Luiz Antônio Campos, informa que as obras para a instalação dos aquecedores solar no núcleo habitacional deverão começar no dia 21 de fevereiro. “No dia 19 de fevereiro, um sábado, haverá um grande evento no local para lançamento do início das obras, com quatro horas de duração. Está programado várias atividades para a comunidade”, revela Campos.

Dois dias depois, a CPFL começa a instalar 240 aquecedores no local – um para cada apartamento do conjunto habitacional. “Também faremos a troca das lâmpadas dos apartamentos por mais econômicas”, ressalta. O gerente calcula que serão substituídas mais de 1,3 mil lâmpadas.

 

Eletrodomésticos


Rodrigo também destaca que a CPFL já começou outro projeto dentro do programa que é a regularização elétrica de residências de bairros da cidade e substituição de eletrodomésticos antigos por novos, com consumo de energia mais baixa. “É todo um programa de investimentos articulado com a CPFL. Eles estão entrando em residências da cidade, trocando chuveiros e geladeiras”, relata.

De acordo com Campos, serão atendidas 2 mil famílias, mais da metade no bairro Ferradura Mirim. O investimento total é de R$ 4 milhões. “Também atenderemos moradores do Jardim Niceia e outros bairros da periferia de Bauru. Até o momento, estamos com 60% do projeto realizado”, afirma o gerente. Ele estima que até o final do semestre essa etapa já esteja concluída.

 

Reservatório


Outra contrapartida é a construção de um reservatório para o Departamento de Água e Esgoto (DAE). Inicialmente previsto para ser edificado na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), o município deslocou o investimento da CPFL para a região do Mary Dota, percebendo que lá seria mais necessário. A medida, informou a autarquia, também seria mais adequada ao programa da CPFL.

Assim, a obra teve início em outubro do ano passado, com previsão inicial de conclusão em 120 dias, conforme informou na época o engenheiro responsável pelo empreendimento, José Marcos de Moura, da GCE do Brasil (contratada). Porém, por conta da chuva das últimas semanas, a obra poderá atrasar. A empresa está construindo o reservatório e a CPFL irá entregar equipamento à cidade, conforme explica o prefeito. 

COMPARTILHAR
Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
 
1


www.inovasite.com