Rua Ewaldo Carneiro de Paula, 421
São Marcos - São José dos Pinhais / PR
(41) 3556-1166
Eficiência em edifícios comerciais
Fonte ACME Solar - 06/10/2010 - 11h58min Imprimir
Eficiência em edifícios comerciais

Já estão em vigor as novas regras de classificação de eficiência energética para prédios públicos e comerciais. Inmetro e Procel Edifica revisaram o regulamento técnico sobre o tema, após consulta pública de um mês, que recebeu 300 comentários e sugestões.

A Portaria 372 do Inmetro, publicada dia 17, incorporou o gás natural ou liquefeito de petróleo (GLP) como combustível sustentável em sistemas de aquecimento de água. Na norma anterior, lançada há um ano, apenas a energia solar era aceita na concessão dos selos de eficiência, que vão de A a E, tal como na classificação dos eletrodomésticos.

A inclusão do gás atendeu a um pleito do Sindigás, entidade que representa o setor, conta Solange Nogueira, gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações do Procel/Eletrobras. A nova portaria também tornou obrigatória a instalação de sistemas de aquecimento, solar ou a gás, em edifícios onde o uso de água quente represente mais de 10% do consumo de energia. É o caso de hospitais, hotéis e academias de ginástica. "Se quiserem receber selos A ou B, terão de instalar os equipamentos. Antes, aquecimento solar era classificado como bônus.

Agora, é pré-requisito", diz Solange. O selo de eficiência energética garante condições mais favoráveis aos empréstimos da linha Pró-Copa Turismo, do BNDES. Os juros aos hoteleiros caem de 10,5% para 9,5% anuais; e o prazo sobe de dez para 15 anos.

COMPARTILHAR
Comentários
Nome:
E-mail:
Comentário:
 
1


www.inovasite.com